Textos e reflexões de Rodrigo Meireles

11.12.10

Em busca de um sentido para a vida

Compartilho um interessante flash mob realizado em uma estação ferroviária na Bélgica que nos mostra, para além da beleza do evento, a necessidade de algo que movimente as pessoas, sobretudo em um mundo onde prevalece a noite cultural e no qual a escuridão dificulta a visão das coisas e do seu verdadeiro ser.

Percebo neste exemplo que o homem é capaz de fazer qualquer coisa para alcançar a alegria de viver, mesmo em um evento tão fugaz e aparentemente insignificante. Todavia, ainda está paralisado na sua falta de sentido, daí porque facilmente se encanta com a originalidade aparente da loucura. Atrevo a dizer que o homem de hoje ainda não foi capaz de compreender que a pior loucura é o vazio de sentido, e se admira com a aparente loucura dos que ousam fazer atos e gestos diferentes do que regem a norma social. Como podemos no vídeo abaixo, ao som de "Do-Re-Mi", do clássico do cinema "A Noviça Rebelde" (1965), vários dançarinos chamaram a atenção dos passantes de uma estação belga com seus passos coordenados, causando uma grande admiração.

Não surpreende o encanto que podemos colher nos olhares admirados das pessoas que observam ao redor. Todavia, para além do aspecto surpreendente do evento, que chama a atenção pelo inesperado, é possível enxergar na admiração de cada espectador a constatação de que também ele é capaz de fazer algo de diferente, mudando a sua rotina tantas vezes marcada por movimentos repetitivos que nem ele mesmo consegue explicar. Felizmente, embora o passo a ser dado em seguida seja mais difícil do que a constatação das próprias capacidades, é essa constatação que me faz entrever que o homem de hoje pode sair do niilismo que o marca e dar passos corajosos rumo a um sentido para a própria existência.






0 manifestações:

Postar um comentário