Textos e reflexões de Rodrigo Meireles

10.11.10

O sucesso de "O Fantasma da Ópera"

Se tem uma herança que herdei de meu pai que não posso me esquecer e que admiro muito, esta herança é o gosto pelo musical "O Fantasma da Ópera", adaptação de sucesso do romance de Gaston Leroux. O cinema já conheceu algumas adaptações, mas aquela de maior sucesso é sem dúvida a obra-prima de Andrew Lloyd Weber, Charles Hart e Richard Stilgoe para a Broadway. O musical continua em apresentação quase diária desde 1986 com mais de 100 milhões de expectadores de todo o mundo e narra o drama amoroso de Christine Daaé, soprano que passa a fazer sucesso com sua bela voz e que se torna alvo da ciumenta paixão do fantasma, que se esconde nas galerias do Ópera de Paris, por Raoul, amor de infância de Christine que patrocina a prestigiosa casa de artes.

Hoje, o musical tem apresentações constantes em cinco cidades no mundo, segundo o site oficial, e em outubro deste ano alcançou a histórica de marca de 10.000 apresentações só em Londres, no Her Majesty's Theatre.

Mas, afinal, o que explica o enorme sucesso desta obra?

Não encontrei muitas referências para me auxiliar na resposta a esta pergunta, mas é impossível não destacar a força simbólica desta obra, com uma forte presença de figuras e arquétipos que dominam os personagens principais. Sem aprofundar-me na questão, destaco dois elementos importantes: o "anjo da música", que para Christine é a voz que a educa e a prepara para a sua exposição no mundo, e a figura de Raoul, que desequilibra a relação entre a soprano e o fantasma. É notória a luta de Christine entre o real e o imaginário, luta esta que atravessa a vida de todos nós.

Dito isto, convido você a compartilhar o teu ponto de vista sobre o sucesso desta obra e a saborear um pouco deste sucesso com o vídeo abaixo, onde estrelam Sarah Brightman e Steve Harley, dois dos primeiros atores do musical londrino.






0 manifestações:

Postar um comentário