Textos e reflexões de Rodrigo Meireles

4.9.12

Fé e Vida

É bem verdade que ter fé é crer. É ter "a convicção de fatos que se não vêem" (Hb, 11:1). É escutar e acreditar em fatos que virão. Porém, o ato de ter fé não pode ser confundido com espera sem vida. Requer ação, dedicação e transformação. Quem apenas espera, mantém-se alheio ao contínuo  processo criativo, próprio de sua natureza. Ter fé não é esperar, é acreditar em algo maior e viver conforme o que acredita, buscando-o incessantemente.

Nas Sagradas Escrituras encontramos uma belíssima carta de testemunhos sobre a fé no livro dos Hebreus, todos demonstrando como seguiram o que acreditaram. Abraão, Abel, Enoque, Noé e Sara, dentre outros testemunhos, tiveram fé. Nenhum deles, porém, apenas acreditou e esperou. Fizeram sacrifícios, percorreram caminhos desconhecidos e acreditaram em fatos logicamente impossíveis porque acreditaram e se lançaram na fé.

Também no Evangelho de Marcos encontramos um testemunho de fé quando uma mulher tocou as vestes de Jesus porque acreditara que aquele gesto a curaria. Sentindo que algo acontecera, Jesus encontrou-a em meio à multidão e disse: "Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal" (Mc 5: 34). Também neste episódio não houve espera. A mulher acreditou e foi ao encontro de Jesus.

A fé é também sinônimo de confiança em algo maior e invisível, que nos liberta e nos permite viver para além do que vemos, tocamos e sabemos. A fé nos salva porque nos permite acreditar que há algo maior pelo qual viver e pelo qual dar a própria vida. Com a fé, é possível ir além de si para amar, transcendendo-se. Desta forma, se alguém que acredita em Jesus apenas espera milagres, nada entendeu sobre a própria fé. Para estes, ter fé é muito fácil e cômodo, pois apenas acreditam, mas não saem da própria zona de conforto e não se lançam no que acreditam, isto é, não amam. A fé nos convida a amar. Se alguém acredita em Jesus e quer que Ele se manifeste, precisa ir ao encontro dele através do amor. Afinal, disse Jesus, "(...) aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele" (Jo 14:21).

Assim, ter fé não é apenas acreditar, pois requer ação, requer amor. Amar é "ir ao encontro de", doar-se, transcender-se. Não se faz isso apenas com palavras, louvores ou com a mera devoção, mas com atos concretos. Ter fé, portanto, requer viver com o horizonte aberto e lançar-se, mesmo na escuridão, naquilo em que se acredita. Fé e vida, confiança e amor, emunah e ahavaη πίστη e αγάπη, são conceitos inseparáveis e não podem ser plenamente compreendidos e vividos distintamente.


0 manifestações:

Postar um comentário