Textos e reflexões de Rodrigo Meireles

5.7.13

Torta de Limão

Não resta dúvida que comer é um dos melhores prazeres da vida! Mesmo sem alimentar a gula, é possível viver bem este prazer. Contudo, não há melhor prazer do que aquele fruto do Amor concreto de alguém. É exatamente por isso que cozinhar é uma arte... sobretudo, quando feito por Amor. Não faria sentido cozinhar somente para si. Não é à toa que a alegria do cozinheiro é saber que sua arte é apreciada, como todo bom artista.

Compartilho uma das receitas que mais gosto de preparar: a Torta de Limão, que é uma das tortas mais apreciadas no Brasil. A depender de quem a prepara, apresenta algumas características que variam o seu sabor e a sua consistência. Há quem goste de uma torta mais doce e há quem a prefira ligeiramente mais azeda. Há também quem goste de uma massa mas flexível e aqueles que preferem uma massa mais rígida, dentre outras variações, como o merengue. Em meio a certas variáveis, espero explicar passo a passo como é a minha Torta de Limão, mas antes... quero destacar que prefiro pensar em uma culinária com sabor significativo, ou seja, que permite àquele que saboreia uma experiência inesquecível com o que está saboreando, ainda que por um tempo tão breve. É por isso que procuro dar às minhas receitas um destaque especial ao seu sabor principal, de modo a fazer jus a seu nome e ao sabor que promete.

Assim, procurei pensar e preparar uma Torta de Limão com sabor forte, ao mesmo tempo leve e marcante, procurando destacar o sabor do limão. Além disso, pensei numa massa com uma consistência semelhante a de um biscoito, de modo a facilitar o corte e sustentar melhor as camadas de recheio e de cobertura. O segredo está no limão e no teor de açúcar. Resultado: é uma torta tão saborosa que é capaz de nos levar ao céu por alguns instantes. Daí porque também mereça um suspiro especial... e cremoso.

Vamos à receita!

Ingredientes:

Massa

 - 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
 - 6 colheres (sopa) de manteiga ou margarina sem sal
 - 200ml (1 caixa) de creme de leite
 - 1 1/2 colher (chá) de fermento em pó

Recheio

 - 2 latas de leite condensado
 - 8 limões galego (pequenos)
 - raspas de limão

Cobertura

 - 3 claras de ovo
 - 3 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo:

Massa

Numa bacia ou sobre uma pedra, coloque a farinha, a manteiga, o creme de leite e o fermento. Misture-os com as pontas dos dedos, até que a massa solte completamente das mãos. Deixe descansar por cerca de 30 minutos na geladeira. Abra a massa, forre uma fôrma de teflon (22 cm de diâmetro), fure o fundo com um garfo e asse em forno médio-alto (200°C), por cerca de 20 minutos.

Recheio

Misture o leite condensado com o suco de 8 limões galego (não adicione água ao suco, apenas esprema os limões) e bata no liquidificador por alguns minutos. Reserve.

Cobertura

Bata as 3 claras de ovo junto com o açúcar até ficar bem cremoso, formando um merengue saboroso e leve. Acrescente um pouco de raspas de limão e misture.

Montagem e finalização

Pegue a fôrma reservada com a massa e despeje o recheio. Em seguida, coloque o merengue por cima do recheio, espalhando-o bem. Para decorar, brinque de fazer algumas formas no suspiro com as pontas do garfo. Em seguida, leve para assar em forno médio por alguns poucos minutos, até que a cobertura comece a ficar dourada. Após tirar do forno, espalhe o restante das raspas de limão por cima, para decorar. Deixe esfriar e leve para a geladeira por ao menos uma hora antes de servir. Sirva fria.

Serve de 8 a 10 porções.

Bom apetite!





0 manifestações:

Postar um comentário