Textos e reflexões de Rodrigo Meireles

11.10.10

2 anos na Academia da Sabedoria!

Há pouco menos de uma semana, completei dois anos de empenho, vida e estudo no Istituto Universitario Sophia, situado na pequena cidade de Incisa in Val d'Arno (Loppiano), próxima a Florença, na Itália.

Como pude constatar, esses dois anos significaram um mergulho na Sabedoria, com experiências de diálogo intensas, realizadas em momentos de estudo, aula, eventos e mesmo de lazer. Após a conclusão dos estudos relativos às várias disciplinas que cursei, dedico-me à elaboração da dissertação do mestrado já mirando a apresentação da defesa para a obtenção do título no início de fevereiro. Estou certo de que retornarei ao Brasil bem diferente do que eu era antes de chegar aqui e de que levarei para a minha querida terra uma bagagem cultural cuja riqueza não me permite uma descrição completa.

Como forma de comemorar este meu período aqui, gostaria de compartilhar alguns pontos relevantes desta experiência. É impossível não destacar, por exemplo, a diversidade cultural presente entre estudantes, docentes e demais funcionários, bem como é igualmente válido destacar a beleza das relações existentes entre essas pessoas. Somos um grupo pequeno de estudantes provenientes de mais de 25 nações e com mais de 20 formações acadêmicas diferentes, o que faz deste lugar um espaço multicultural que constantemente convida ao diálogo. É nesse ambiente que pude encontrar pessoas dispostas a aprender sempre mais e a pensar novos caminhos para a política, a economia, a filosofia, a teologia e as ciências, sempre numa perspectiva transdisciplinar.

Aliando a seriedade do estudo e da pesquisa com as atividades cotidianas, é fácil perceber que a experiência vivida aqui pressupõe um abertura não só para compreender o que vem sendo ensinado e pesquisado como para acolher o outro, muitas vezes com costumes e pensamentos bem diferentes do meu. É assim que a experiência universitária se torna também uma experiência de vida. Aprende-se na sala de aula, mas também na cozinha de casa, nas festas, nos passeios e em momentos de esporte.

Outra experiência bastante significativa que tenho vivido nos últimos meses é a elaboração da dissertação. Juntamente com o meu orientador, tenho desenvolvido minhas leituras no campo da Filosofia da Mente e da Psicologia Humanista-Fenomenológica, de modo a realizar uma leitura transdisciplinar para descrever a relação mente-corpo circunscrita nesta recente teoria psicológica. A cada semana nos encontramos e procuramos compreender o que os autores pesquisados nos dizem, fazendo o exercício de colher o essencial para responder as perguntas de nossa reflexão. Contudo, o que me chama a atenção, para além do conteúdo, é a abertura existente entre nós. Longe da postura de autoridade, ainda presente na maioria das universidades européias, a relação professor/aluno se revela na troca e no diálogo, onde um enriquece o outro com sua experiência e conhecimento.

Eis porque sinto que ao longo desses dois anos pude mergulhar na sabedoria. Aqui, pude aprender e crescer sem fugir da realidade, certo de que Alguém me acompanhava nesta aventura. Mesmo com as dificuldades que aparecem no dia-a-dia, sei que é possível ir sempre mais além e que não preciso desistir dos meus sonhos, nem atropelá-los em nome do imediatismo contemporâneo. É acreditando nesta experiência que seguirei o meu rumo com mais firmeza, ainda que este pareça tão incerto e aberto. Continuarei a abrir o caminho do futuro com a esperança de encontrar um mundo sempre melhor.

Aproveito para registrar o meu agradecimento a todas as pessoas que atravessaram o meu caminho ao longo desses anos, sem elas esta experiência não seria a mesma e não teria o mesmo valor.

Se você quer saber mais informações acerca desta experiência inovadora, recomendo a visita ao site do IUS e uma olhada nos videos do canal do YouTube (vídeos em italiano e inglês).



2 comentários:

  1. O galhardo Don Rodrigo está se consagrando como um intrépido escritor! O Vita manifesta presenteia o seu leitor com argomentos interessantes, originais, atuais, reflexivos, empolgantes, brilhantes, escalafobéticos, inoxídáveis, prosopopeicos e principalmente xuxu-beleza... Rodrigo Meireles merece todo meu respeito tecnológico, psicológico, parapsicológico, epistemológico, teológico e metalinguistico!!! Manifesto anseios de Vida longa ao Vita Manifesta...

    BEROALDO MESSIAS DA SILVA

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Beroaldo!!! Meus conhecimentos escalafobéticos não seriam o bastante sem o teu respeito tecnológico, psicológico, etc.

    Valeu por tudo!

    ResponderExcluir