Textos e reflexões de Rodrigo Meireles

30.10.10

O século XX em sons e imagens

Sinta-se convidado a viajar no tempo através do original e premiado documentário "Nós que aqui estamos, por vós esperamos". Este filme de Marcelo Masagão conta a história do século XX a partir de personagens comuns, que viveram e morreram dedicando a própria vida para cada mudança vivida pela humanidade neste período. A viagem acontece com a criteriosa seleção de fotografias e pequenos vídeos de eventos que marcaram o século, como as guerras, o movimento feminista, a evolução do trabalho e o desenvolvimento tecnológico, acompanhada de uma trilha sonora original.

Ao final do documentário é possível entender como o autor se inspirou para o sugestivo título da sua obra, que foi premiada em 2000 no Festival de Gramado (melhor montagem) e no Festival do Recife (melhor filme, melhor roteiro e melhor montagem). São 73 minutos que relatam os altos e baixos que marcaram a história recente. Coloquei uma playlist do YouTube dividindo o filme em 8 partes, que podem ser vistas uma a uma aqui. Para passar de uma parte a outra é só usar as setas laterais. Ademais, a mesma playlist pode ser vista no meu canal do YouTube.






2 comentários:

  1. Esse filme é muito bom! Me foi apresentado pelo Gustavo Meireles, irmão do Rodrigo Hésed Meireles autor deste blog. É realmente um filme que vale a pena!
    Muito boa indicação Rodrigo!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Kaká!
    Gera boas reflexões e nos faz viajar no tempo da história recente, com suas transformações.

    ResponderExcluir