Textos e reflexões de Rodrigo Meireles

12.10.10

Refletindo sobre o segundo turno das eleições 2010

É preocupante o rumo que as eleições tomou no nosso país, sobretudo no período do segundo turno. A igreja entrou no meio da discussão divulgando o apoio de muitos bispos ao PSDB alegando que o PT está institucionalmente engajado na implantação da cultura da morte, dado que possui itens em seus estatutos que apontam nessa direção. Por outro lado, esquecem-se de dizer que a política neoliberal, típica do PSDB, é também favorável a descriminalização do aborto, ainda que não o afirmem por meio de estatutos. Para confirmar este dado nos é necessário somente observar a política vigente em outras nações de base neoliberal, onde o aborto e a tão temida cultura de morte já é lei. Acrescento que as Nações Unidas, como bem recordam alguns bispos brasileiros, também se mostram favoráveis a tal cultura. Não nos esqueçamos que o próprio José Serra, quando era ministro da saúde do governo de FHC, assinou medidas a favor do aborto.

O que quero argumentar com isso?
Simplesmente que não podemos tomar como base para o nosso voto consciente somente um lado da moeda e julgar uma só candidatura como se a outra nada tivesse a dizer à respeito deste assunto. Ademais, a "guerra santa" propagada no embate do segundo turno chegou ao extremo e cada candidato/partido quer se mostrar mais cristão do que o outro, criando imagens destrutivas do rival como se um fosse amaldiçoado e o próprio abençoado. Além de revelar uma grotesca hipocrisia em ambos. Vi, estarrecido, imagens do candidato José Serra beijando a cruz de um rosário em uma carreata no Estado de Goiás. Imagens de momento, onde prevalece o apelo (eu diria também suplício) aos votos cristãos. De outro lado, a candidata Dilma Roussef também aparece em igrejas com mais freqüência, como mostram imagens recentes do Santuário de Aparecida, em São Paulo, e tem afirmado com mais veemência o que antes não dizia em público.

Não entremos nessa guerra santa como se um fosse melhor do que outro considerando somente este viés. Ambos os candidatos e seus respectivos partidos não podem ser pensados somente sobre este pontos de vista porque não mostram coerência em seus discursos e práticas. Sem falar que estes temas não são unanimidade entre os membros de ambos os partidos, havendo membros que pensam o contrário do que os partidos pregam. No que toca o ponto de vista religioso, ambos se anulam e, portanto, este não é um ponto que nos traz boas possibilidades de reflexão. Em matéria de aborto e cultura de morte, o que vemos é o sujo falando do mal lavado.

Preciso acrescentar que nenhum dos dois candidatos me agradam particularmente, no entanto não posso ficar alheio a este debate. Como então pensar o que seja melhor para o nosso país?

Pensemos no projeto de país. Não nos esqueçamos do que cada partido foi capaz de realizar e de qual política realizam. Vamos colocar na balança os resultados dos projetos de cada candidato/partido e discutir as verdadeiras diferenças entre eles. A partir dessas diferenças, podemos avaliar o nosso voto e saber quem realmente representa o melhor para o nosso país.

Para quem desejar, compartilho o link da nota oficial da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) sobre o assunto, bem como da nota oficial da CBPJ (Comissão Brasileira de Justiça e Paz), ligada à CNBB.


4 comentários:

  1. Oi Rodrigo, obrigado pelo texto!

    Defendemos o "respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana." como a CNBB.
    Por isso mesmo, continuo apreensivo com o desrespeito a vida, família e dignidade humana promovido pelo PT, pois:

    1) ABORTO> O interesse expresso do PT em legislar sobre a liberalização do Aborto é evidente com a tentativa inicial do PNDH-3, rejeitada pela CNBB.
    http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1450504-5602,00-CNBB+REJEITA+PROPOSTAS+DO+PNDH+SOBRE+ABORTO+E+UNIAO+HOMOSSEXUAL.html

    Vemos no vídeo abaixo que a Dilma, em campanha, declara o Aborto como tema de "SAÚDE PUBLICA". Imagina oque fará se for eleita!
    http://blog.opovo.com.br/ancoradouro/os-presidenciaveis-e-o-aborto/


    O PSDB NÃO promove o ABORTO. Se achar o contrario, MOSTRE-ME EVIDENCIAS.

    2) ASSASSINATO> Com o pronunciamento do Dirceu (ex-Chefe da Casa Civil, afastado pelo mensalão) o "projeto partidário petista ao poder" é algo obscuro, preocupante, pois demonstra interesse em hegemonia e autoritarismo. Ressalta que "a Dilma nos representa", reclama do "abuso do poder de informar" e diz querer "cuidar do partido". Contudo não apura internamente a causa do ASSASSINATO de 2 PREFEITOS do PT (Celso Daniel de S.André e Toninho de Campinas). Segunda ambas famílias a "motivação do assassinato...foi política"

    Fontes: http://pt.wikinews.org/wiki/Irmão_de_Celso_Daniel,_ex-prefeito_do_PT,_diz_que_seu_irmão_foi_morto_por_causa_de_dossiê
    e
    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,apos-8-anos-documentario-discute-morte-de-toninho-do-pt,427824,0.htm

    e

    http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010/mat/2010/09/14/leia-integra-da-palestra-do-ex-ministro-da-casa-civil-jose-dirceu-em-encontro-com-petroleiros-petistas-na-bahia-917633214.asp

    Concluo que DILMA e DIRCEU do PT NÃO representam as linhas de RESPEITO A VIDA e A FAMÍLIA propostas PELA CNBB.

    ResponderExcluir
  2. Caro Mario, não sejas inocente. Convido você a ler para além das palavras. É verdade, como já destaquei em meus textos, que o PT e a candidata Dilma já declararam diversas vezes o aborto como tema de saúde pública, mas não se iluda: o Serra também tem o mesmo discurso, assim como o PSDB, embora não o digam. E é claro que neste momento ele não vai dizer nada que o coloque contra esta questão. No entanto, eu tenho em minhas mãos o documento assinado por ele em que o mesmo, quando ministro da saúde, tratou o assunto como de saúde pública. A questão é a mesma, a problemática e a solução idem. O detalhe é: por que Serra se esquiva deste fato?

    Veja o que a CNBB escreveu para o Serra quando era ministro:
    http://epocaestadobrasil.wordpress.com/2010/10/11/video-da-cnbb-denunciando-a-cultura-de-morte-do-psdb-carta-da-cnbb-solicitando-ao-ministro-jose-serra-a-revogacao-imediata-da-norma-tecnica-do-aborto-exclusivo/

    Em um ponto porém você tem razão: o PSDB não "promove" o aborto. Todavia, nem o PT. O fato de tratá-lo como de saúde pública não é "promover" o aborto. Seja PSDB, seja PT ambos tratam o assunto da mesma forma. Não é portanto um assunto que mereça discussão a ponto de gerar uma decisão entre um e outro. Não estou de acordo com nenhuma das posições. Na minha humilde opinião, aborto é morte e não deve ser sequer cogitado, portanto, não apoio nem PT, nem PSDB.

    Sobre o Dirceu, muito embora a avaliação negativa que pesa sobre ele, não posso dizer muito, sobretudo a partir de notícias com linguagem suspeita. Eu, com muita humildade, não comento boatos, muito menos notícias manipuladoras. Vale dizer que a polêmica de Celso Daniel é só uma dentre outras milhares que sequer ouvimos falar. Como posso julgar com serenidade com base em fatos e notícias incertos e com um processo ainda em aberto?

    Ressalto que não sou PT, muito menos PSDB. Por outro lado, é indubitável que o Brasil melhorou de forma significativa com a política de Lula. E o curioso é que a própria direita reconhece. Para confirmar isso, basta ver os discursos de Aécio Neves, um dos líderes do PSDB.

    Entre essas duas opções, prefiro aquela que, dentre as diferenças que importam, se sobressai. E diante desta comparação, o governo Lula se deu muito melhor na política social, na política econômica e na política internacional. Os dados são muitos e a própria direita se serve deles. Não queiramos enxergar só o negativo, ainda que existam muitos pontos assim.

    Sempre unido, Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,

    Rodrigo, tudo bem? Inicialmente gostaria de lhe dar os parabéns pelo blog e dizer que sempre leio suas atualizações e fico muito feliz ao passo que sinto o aprofundamento de idéias que você está promovendo.

    A questão das eleições em "nossos brazis" está um tanto quanto a me tirar o sossego, não sob a perspectiva do resultado do pleito em si, mas sim das consequências que teremos ao final deste.

    Ora, apesar de importantes, os temas em comento estão sendo instrumentalizados como elementos de segregação entre as diferentes culturas religiosas existentes em nossa nação.

    A sensação é de que estamos voltando a ingerência religiosa em um estado laico de forma a promover, ante a perspectiva da vida, a discórdia entre seus pares.

    Por outrora, o PNDH-3 foi um grande avanço. Porém, não é uma lei em si, é preciso que se compreenda que o instrumento debatido é um marco referencial extraído de uma conferência com a participação popular. Portanto, os temas ali colocados, antes de tudo, tem a outorga social, até mesmo porque a participação nestes espaços prescinde a filiação a quaisquer siglas partidárias.

    Ademais, o discurso incriminador do PT está totalmente alinhado com a criminalização dos movimentos sociais em nosso país, pois o que está a acontecer de fato é a inaceitabilidade de um projeto político que mudou a forma de encarar o ser humano em nosso país.

    Digo isso porque me deparo com essa realidade cotidianamente, uma vez que resido no interior nordestino e conheço de perto a miséria que solavanca pobres seres carentes, inclusive, de identidade, em face de não se reconhecerem entes sociais.

    Neste esteio, há uma clara necessidade nesse pleito político no Brasil, ou comparamos os projetos de governo já existentes e damos um crédito a candidata Dilma 13, ou simplesmente aceitamos a política racista, homofóbia e anti-pluralista aplicada pelo candidato Serra e seu Vice Índio da Costa, verdadeiro exemplo da elite de insapiência direcionada da sociedade.

    Rodrigo, velho amigo, meu nome é Ícaro Gaspar, de Acopiara - CE, e conheci você quando da militancia junto ao movimento dos Focolares.

    Abraços, e vamos a luta!

    ResponderExcluir
  4. Excelente comentário, Ícaro!
    Lembro-me de nossas conversas e não imaginas a minha felicidade por ter recebido um comentário teu aqui no blog!

    Não tenho dúvidas de que o Brasil melhorou em muitos sentidos nos últimos anos, ainda que tenha muito por fazer. Se colocarmos na balança as diferenças entre a política que Dilma defende e a política que Serra defende, vemos que há muitos pontos favoráveis no lado da Dilma. Então, entre retroceder ou ir para frente prefiro ir para frente. Por isso, sou Dilma!

    ResponderExcluir