Textos e reflexões de Rodrigo Meireles

27.9.10

A santidade no contexto de hoje: uma aventura de Amor

Todos os dias somos constantemente bombardeados por notícias que retratam conflitos, guerras, tragédias, violência e pornografia, sendo raras as notícias que destacam ações virtuosas ou experiências que mostrem um outro mundo possível. Por outro lado, a história da humanidade nos presenteou várias gerações de pessoas que souberam transformar as próprias vidas e a vida de seu tempo, portando frutos para as gerações seguintes seja como um modelo a ser seguido, seja através de um carisma especial. Essas pessoas são conhecidas por muitos como santas, palavra que hoje parece ultrapassada e que nem sempre encontra um adequado espaço nas discussões cotidianas. Todavia, não obstante esta denotação, é válido perguntar-se: é possível ser santos no complexo contexto de nosso tempo?

Antes de avançar em minha reflexão, quero destacar que não é pertinente generalizar a toda a mídia e a todos os meios de comunicação a descrição negativa que fiz sobre as notícias correntes, sobretudo porque sabemos que existem meios que destacam experiências que revelam a grandeza humana em prol de um bem comum. Da mesma forma, não posso desconsiderar os esforços realizados por pessoas que se dedicam a causas nobres e ao bem-estar da humanidade, mesmo em nosso tempo. Todavia, friso que, em geral, as notícias negativas imperam e esse fato contribui para a solidificação de uma representação social igualmente negativa sobre a economia, a política, e (por que não?) do próprio homem, que não se vê capaz de mudar a própria realidade.

Nesse ínterim, repito, é possível ser santos hoje? Não obstante o que tanto se diz sobre o homem contemporâneo, o meu parecer sobre esta resposta é positivo porque sei que neste exato momento várias pessoas estão dedicando a sua vida para a realização de um mundo melhor, onde prevaleça a paz e a harmonia. São pessoas capazes de darem a própria vida por um grande ideal.

É válido acrescentar que a ação do homem é marcada por escolhas. Assim, mesmo vivendo no mundo de hoje e mesmo sabendo que são várias as possibilidades de escolha que este mundo oferece, o homem pode atribuir às próprias ações um sentido capaz de nortear a própria vida. O sentido implícito nas escolhas de muitas das pessoas reconhecidas como santas pela Igreja Católica ao longo dos séculos revela um poderoso e decisivo "sim" a Deus como o "Tudo" ao qual vale a pena viver.

São pessoas como a beata Chiara "Luce" Badano, jovem italiana reconhecida a poucos dias pela Igreja Católica como "exemplo de coerência cristã", segundo o Papa Bento XVI. Ela vivia em Sassello, pequena cidade ao norte da Itália, e havia uma vida considerada normal, com um cotidiano comum a muitos jovens de nosso tempo. Jogava, brincava, estudava, se divertia e realizava atividades que aparentemente nada têm de extraordinário. No entanto, desde pequena sentia que cada ato que fazia só valeria a pena se fosse vivido por Amor, isto é, se fosse capaz de se abrir para o outro numa doação total e espontânea de si. São inúmeros os fatos recordados pelos seus pais, Ruggero e Maria Teresa, que demonstram esta sua característica. Separava os melhores brinquedos para doar aos mais pobres, procurava compreender as necessidades de algum moribundo que passava ao seu lado enquanto caminhava e sonhava em ser médica para ajudar a quem precisasse na África. Já na adolescência, enquanto praticava tênis, descobre um tumor maligno que a fez passar por dois anos de muito sofrimento. Todavia, nem por isso Chiara se deixou abater. Embora em meio às dores da doença e dos tratamentos continuava a sorrir e a iluminar a quem passasse ao lado. Após a descoberta da doença, ela chegou a afirmar: "não tenho mais nada além do coração e com ele ainda posso amar". Transformava aqueles intensos momentos de dor em Amor e se preparava para o encontro com o "Esposo", a quem dera o seu "sim". Em suma, a ela nada mais importava, somente amar.

Com esse exemplo verificamos que através do Amor concreto vivido no dia-a-dia podemos fazer da santidade uma meta possível. Como a beata Chiara "Luce" Badano e outros santos, nada temos a temer se fazemos essa escolha e a colocamos em prática, mesmo com nossos defeitos e em um contexto assaz perverso como o que vivemos. O santo de hoje é a pessoa que descobre no Amor a chave da própria existência. Portanto, para alcançar esta meta, cabe a nós fazer a escolha justa e fazer da vida uma aventura sempre mais dedicada ao dom de si. Como já dizia a beata, nós temos uma única vida e vale a pena aproveitá-la bem.

0 manifestações:

Postar um comentário